Aperte o play e curta nosso som

domingo, 31 de julho de 2016

Rádio comunitária promove oficina de literatura de cordel em João Pessoa


Os poetas Sander Lee, Fábio Mozart e Thiago Alves, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, participam neste domingo (31) da programação do “Ocupa Geisel”, movimento cultural que está mobilizando a comunidade do conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa. O objetivo do ato é reunir artistas da comunidade e promover a valorização da cultura local e produção artística da periferia, além de instigar uma série de iniciativas no campo político, como a discussão sobre mudança do nome do bairro que homenageia um ditador militar. A produção do evento é da Sociedade Cultural Posse Nova República, mantenedora da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares.

Os cordelistas estarão ministrando a oficina “Literatura de cordel e resistência cultural”, às 15 horas. Logo após, será realizada oficina de ciranda e maracatu com os grupos Nação Maracahybo e Maracastelo. Na programação do domingo, ainda, pocket-show com Gláucia Lima, palhaço Coquinho, Maria Juliana e as bandas Vênuz In Fuzz e Urubu Trip.

Para Sander Lee, a Academia tem a missão de estar ocupando todos os espaços onde se possa mostrar a literatura de cordel. “Levamos nossos poetas, seus folhetos, suas xilogravuras e artes características de uma região cujos nativos desprezam sem cerimônia sua própria cultura, levados pela indústria cultural e seus apelos, mas é nosso dever manter viva essa chama do cordel em todos os recantos onde for possível divulgar a poesia popular”, afirmou. Para ele, o cordel hoje é um gênero literário decantado por intelectuais, mais ainda esnobado pela maioria dos paraibanos.