Ouça nossa webradio

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PARAÍBA

Jornalista fala sobre comunicação comunitária em curso de produtores culturais


Nesta segunda, 14, Dalmo Oliveira ministrou a aula inaugural do curso de produtores culturais da primeira turma do Núcleo de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (NUFAC) de João Pessoa, que funciona na CASA DE CULTURA ILÊ ASÉ D'OSOGUIÃ. no bairro Planalto da Boa Esperança, na região do Valentina Figueiredo, na zona sul da nossa capital. Dalmo Oliveira é radialista e jornalista, do quadro de voluntários da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e do Coletivo de Jornalistas Novos Rumos.

A capacitação oferece 40 vagas para o curso de Produção Cultural e é direcionado para jovens negros/as entre 15 e 29 anos, residentes nos bairros Planalto Boa Esperança, Gramame, Engenho Velho, Valentina Figueiredo, Mangabeira, Grotão, Colinas do Sul, Cuiá, Paratibe e Muçumagro.


"Nossa expectativa é de que o curso funcione como multiplicador de capacitação popular no seio da comunidade negra paraibana. Falamos sobre cultura negra e popular, hegemonia, ideologia, jornalismo e radiodifusão comunitária, análise do discurso e outros assuntos relacionados à interface cultura/comunicação. É preciso pensar a cultura como plataforma ideológica na disputa por hegemonia", disse Oliveira. A iniciava tem o apoio do governo federal e estadual, da prefeitura de João Pessoa e do programa Juventude Viva.