Aperte o play e curta nosso som

domingo, 19 de junho de 2016

Rádio virtual tem mais de dois mil ouvintes diários com programação inovadora



Transmitindo 24 horas desde o bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, a Rádio Web Comunitária Zumbi dos Palmares mantém dois programas inovadores na faixa das emissoras virtuais na Paraíba, criação dos radialistas Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Beto Palhano, com programação colaborativa envolvendo diversas pessoas, entre elas Ivaldo Gomes, Ewerton, Fabiana Veloso e Marcos Veloso. Os programas “Alô comunidade”, no ar às 14 horas, e “Multimistura”, a partir das 9 horas com blocos de 25 minutos, já têm audiência de cerca de dois mil ouvintes, que recebem seu conteúdo através das redes sociais, portais na internet e blogs como o da própria rádio, Tribuna do Vale, Coletivo de Jornalistas Novos Rumos, Elejó e Diário PB.



A rádio tem mais de dois mil visitantes únicos diariamente, estima Dalmo Oliveira. “Nossos áudios são acessados por cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais, e acreditamos que, pelo menos dois mil desses internautas escutam a programação da Zumbi, até de forma indireta, através dos links nos blogs parceiros”, acredita ele. O objetivo da rádio Zumbi é tornar o projeto cada vez mais acessível às comunidades além de sua área de atuação. Com a negação do Ministério das Comunicações de conceder licença para a rádio operar em FM aberta, a Zumbi passou a investir na web rádio. “Acho que foi um avanço, porque rádio FM comunitária possui baixo alcance geográfico de transmissão, e com a web rádio a gente não se limita apenas a uma comunidade ou região”, afirmou Ivaldo Gomes, um dos participantes do projeto.

O programa “Alô comunidade” faz parte da grade de programação da Rádio Tabajara da Paraíba AM e é produzido pela Rádio Zumbi, veiculado todo sábado às 14 horas e retransmitido por mais de dez rádios comunitárias paraibanas. “O ‘Alô’ tem uma base de ouvintes em tempo real de cerca de 50 mil pessoas e pode ser sintonizado todos os dias, em reprise, às 14 horas na rádio web”, informa Fábio Mozart, um dos âncoras. “Multimistura” é um programa de debate informal, formato inovador na web rádio da Paraíba. “Estamos melhorando a qualidade técnica do programa e queremos operar ao vivo, contando com a interação dos ouvintes em tempo real, daqui para o final deste ano”, disse Dalmo Oliveira, que atua na parte técnica da emissora.