Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 25 de julho de 2019

CUT-PB promove encontro de comunicação em João Pessoa


A CUT-PB promove, a partir desta quinta-feira (25) até o sábado (27), a Plenária do Congresso Nacional da CUT (CONCUT) em conjunto com o IV Encontro de Comunicação da central. O evento acontece no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, reunindo sindicatos cutistas de todo o Estado. 

Como uma das etapas preparatórias do 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), a Plenária tem como objetivo pautar, informar e debater o temário nacional, bem como eleger os(as) delegados(as) dos sindicatos que não têm perfil para elegê-los diretamente em suas assembleias.

Por sua vez, o IV Encontro de Comunicação da CUT-PB, que acontece integrado à programação da Plenária, visa sensibilizar os trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os sindicalistas e assessores de imprensa de entidades e movimentos sociais sobre a importância de utilizar as mídias sociais e instrumentos de comunicação para alavancar as lutas.

Para a Secretária de Comunicação da CUT-PB, Lúcia Figueiredo, esse é o momento de alinhar as estratégias e definir os próximos passos na estrutura sindical e no discurso junto aos trabalhadores e trabalhadoras. “Sabemos que a conjuntura atual é de desmonte das políticas públicas de proteção social e principalmente da comunicação democrática; de retirada de direitos da classe trabalhadora e de ataques aos movimentos social e sindical, com o claro objetivo de enfraquecê-los. Com isso, se faz necessário definir estratégias que unifiquem a classe trabalhadora no sentido de resistir ao avanço da ofensiva ultraneoliberal/fundamentalista”, ressalta Lúcia.

O Secretário de Formação da CUT-PB, Tião José, ressalta que a plenária é de grande importância para a discussão das políticas futuras da CUT e para consolidar as propostas que serão encaminhadas ao CONCUT. “As propostas que vamos discutir e construir para o CONCUT têm grande relevância para o momento que estamos vivendo, uma conjuntura adversa, de desmonte dos direitos dos trabalhadores e de ataque ao movimento sindical. Por isso, colocaremos em pauta as políticas, estratégias e o modelo sindical que nós pretendemos, almejamos e que dê uma resposta para a classe trabalhadora frente aos desafios”, disse Tião.
Ele explica que são poucos os Estados que estão realizando a modalidade de plenária e que, através dela, a CUT-PB irá dialogar com os trabalhadores, mostrar os desafios que estão postos, definir estratégias e empoderar os dirigentes sindicais que vão para o CONCUT. “Os eixos temáticos são provocadores e não poderíamos deixar de discutir a nossa política, a política que a CUT-PB vai adotar no futuro. Particularmente, como Secretário de Formação, acho que é um momento de formação para a classe trabalhadora que a CUT-PB está proporcionando em parceria com a Escola Nordeste de Formação. É uma plenária que não vai ter poder de deliberação, mas de formar o dirigente”, concluiu o Secretário de Formação.

Programação do IV EECC e da Plenária Preparatória para 13º CONCUT

Dia 25/07(quinta-feira)
18h30 - Apresentação Cultural Coral Voz Ativa
19h - Mesa 1 – Abertura Política com fala das autoridades presentes
20h - Mesa 2 - Lançamento da Campanha Calar Jamais, em defesa da liberdade de expressão.
Palestrante: Admirson Medeiros (Greg) da Coordenação Nacional do FNDC
21h – Debate
21h30 - Encerramento com coffee break

Dia 26/07 (sexta-feira)
07h30 – Café da Manhã
08h30 - Mesa 3 - Mídia versus conjuntura política na atualidade e os desafios do movimento sindical.
Palestrantes: Flavio Lúcio Vieira, historiador, sociólogo e professor universitário e Claúdia Carvalho, jornalista, radialista, editora do Parlamentopb e diretora de Comunicação do Sindicato dos Jornalistas da PB
Mediador – Paulo Marcelo – presidente da CUT-PB
11h Debate
12h – Almoço
14h Oficinas/GTs
Grupo I - Concentração de riquezas, aumento das desigualdades, retirada de direitos e os ataques à democracia.
Facilitadora: Almerinda Alves, filósofa. educadora popular da Escola Nordeste da CUT
Grupo II Desafios dos sindicatos frente à revolução 4.0”
Facilitador – Renato Silva de Assis, economista e supervisor técnico do DIEESE na PB.
Grupo III Comunicação Colaborativa através de WhatsApp e redes sociais - Facilitador: Elara Leite, jornalista, relações públicas e Diretora do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba
Grupo IV - Estrutura sindical da CUT: organização, sustentação financeira e o lugar das mulheres no espaço sindical.
Facilitador – Danilson Pinto, filósofo, educador popular e consultor do movimento sindical.
16h- Intervalo
16h20- Retorno aos grupos
17h30 - Encerramento
19h - Momento Cultura com Música ao Vivo

Dia 27/07 - sábado
8h– Café da manhã
9h - Apresentação dos trabalhos e contribuições dos grupos.
10h30 - Plenária e escolha de delegados ao 13º CONCUT
11h - Encerramentos
12h - Almoço.