Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Equipe da Rádio Zumbi se despede da Rádio Tabajara AM e prepara programa em novo formato

 

Fábio Mozart e Dalmo Oliveira

“Mudamos a frequência, mas continuamos a parceria”, resume o radialista Dalmo Oliveira, coordenador da Rádio Zumbi e produtor do programa Alô comunidade, transmitido pela Rádio Tabajara AM por 13 anos e agora migrando para a Tabajara FM, no horário de 11h30 aos sábados. Com o encerramento das transmissões da Tabajara na frequência AM (amplitude modulada), o programa, que tem conteúdo considerado de alta qualidade, passará a ser transmitido pela Tabajara FM a partir de 23 de dezembro, agora formatado com 30 minutos de duração. “Perdemos meia hora, mas vamos compensar com um produto mais bem elaborado e compactado, com temas da atualidade, enfocando nos direitos humanos e na democracia, pautados na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável”, declarou Fábio Mozart, roteirista do programa.

“No início, nossa intenção era fazer um programa de rádio que desse visibilidade às rádios comunitárias, mas com o passar do tempo fomos agregando outras temáticas, como cultura popular, movimentos sociais e comunicação alternativa, popular e comunitária. Neste novo formato, vamos começar a veicular a coluna Elejó em podcast, de Dalmo Oliveira, comentários semanais sobre cultura e ativismo social”, adiantou Marcos Veloso, da equipe de produção.

O Alô Comunidade construiu uma rede de rádios parceiras, principalmente rádios comunitárias, que retransmitem o programa no pós-rádio e colaboram com notícias de suas regiões. Uma delas é a Rádio Comunitária Esplanada FM, de Brasília, comandada pelo radialista José Sóter, histórico militante do movimento de rádios comunitárias e livres no Brasil.