O contrabaixista mescla música erudita com popular |
O baixista, cantor e compositor Xisto Medeiros é o entrevistado desse sábado no Alô Comunidade. Ele lança o CD Baile de Pandeiro, O novo disco é resultado de uma parceira com o poeta piauiense, Acilino Madeira. Além de estar nas plataformas digitais, o CD já foi lançado em João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo.
Natural da cidade de Patos, no Sertão paraibano, Xisto é tambem um dos componentes do famoso Quinteto da Paraíba, além de titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e professor do Departamento de Música da UFPB.
Ele pertence a terceira geração de músicos da família Medeiros. Contrabaixista, arranjador, compositor e produtor, iniciou seus estudos musicais sob a orientação do seu tio João Linhares e do professor Hector Rossi. De lá para cá, Xisto acumulou uma série de vivências, frutos de suas andadas mundo à fora, e nas quais se encontrou e dividiu palco com grandes nomes da música, a exemplo de Nelson Ayres, Nailor "Proveta" Azevedo, Leo Gandelman, Carlos Malta, Toninho Ferragutti, Maestro Duda, Toninho Horta, Roberto Sion, Didier Lockwood e Ricardo Herz. Também tocou e gravou com Sivuca, Maestro Moacir Santos, Arthur Maia, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Antônio Nóbrega, Virgínia Rosa, Totonho, Luis Pastor, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Vitor Ramil, Zélia Duncan, Ana Carolina, Cátia de França, Vital Farias, Orquestra Armorial, entre outros.
Em 2010, lançou seu primeiro CD solo “Prana”, apontado pela crítica local como "uma obra-prima da música paraibana", com canções suas e de parceiros como Lúcio Lins, Hildeberto Barbosa Filho, Zé Lins do Rego, Astier Basílio, Acilino Madeira, Pedro Osmar e Edônio Alves. Seu CD recebeu importantes críticas no meio musical, tanto pela qualidade poética das letras, quanto pela qualidade sonora dos arranjos bem trabalhados e definidos. Atualmente, Xisto Medeiros é professor de contrabaixo elétrico e acústico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ocupa o cargo de I contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Também integra os grupos JPSax; Quarteto de Baixo Elétrico da Paraíba (Paraibass) e faz parte da banda de Chico César, com quem tem feito frequentes turnês nacionais e internacionais.